terça-feira, 7 de outubro de 2008

AUTOPROTESTO

CORRUPÇÃO; [Do latim, corruptione.] Substantivo feminino.
1.Ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação.
2.Figurado: Devassidão, depravação, perversão.
3.Figurado. Suborno, peita. [Variante: corrupção; sinonimo geral: corrompimento.]


A definição acima é do dicionário Aurélio.
Vim trazer a etimologia da palavra corrupção porque estávamos eu, minha tia, meu padrasto e meu avô, outro dia, discutindo sobre a corrupção em geral e, mais especificamente, sobre a corrupção dos nossos ilustríssimos políticos.
No decorrer da discussão reafirmei minha percepção de que todos nós somos corruptos.
Veja bem, nós nos deixamos corromper por situações corriqueiras, simples como, por exemplo, aceitar um emprego por QI (quem indica, pra quem não conhece) em uma empresa na qual conhecemos o dono, ou somos amigo do filho dono ou do presidente e afins; ou por pedir que um amigo médico nos "encaixe" em um horário que não existe; ou por "furar" uma fila; ou por pedir que determinado processo seja antecipado só porque o juiz é nosso amigo... enfim... São inúmeras situações que nos tornam corruptíveis.
Pela própria etimologia CORRUPÇÃO remete ao verbo CORROMPER. O grande problema é que nós nos convencionamos a acreditar que o ato da corrupção envolve dinheiro. Mas em nenhum momento a etimologia da palavra se refere ao cifrão. Corrupção envolvendo dinheiro é ladroagem. Isso sim.
Portanto, não me amedronto em dizer que aqueles que estão lá, teoricamente, nos representando são Ladrões. Grandes bandidos. E não meros corruptos.
Corruptos somos nós. Nós, devassos, depravados e perversos que os colocamos lá, pensando, na maioria das vezes, em benefícios individuais.

4 comentários:

Sophia Jares disse...

eu concordo contigo, mas tu achas eu EEEEEUZINHA vou dizer que eu sou corrupta? JAMÉ!

adoro o que tu escreves, e essa discussão aqui é completamente coerente.Parabéns Hollinha!

rg.psicanalise disse...

amiga,concordo plenamente...a corrupção acaba dependendo do referencial....qd vamos criticar um político levamos em consideração todo o proveito q ele leva, em cima do povo...devemos sim ter noção do que estamos fazendo.Eu por exemplo, n quero pagar nada na mente de ninguém mas n me sinto bem furando uma fila...mas adoraria que meu pai conhecesse um empresário q me arrumasse um emprego numa empresa renomada...pode ter certeza q se esse benefício eu conseguisse iria fazer jus ao que consegui...temos que ter cuidado com nossos julgamentos, temos que ver o que nós fazemos por trás dos panos,temos q rever nossos atos pra depois apontarmos o dedo.Na vida tudo é uma questão de equílibrio, temos q saber pesar, sejam nossas ações, sejam nossos julgamentos,sejam nossos erros e acertos

mim disse...

Sem sombra de duvidas, todos somos corruptos, interesseiros, e temo ao repetir o que Ed Motta disse; O mundo é fabuloso, ser humano é que não é legal.

Brainbow disse...

somos corruptos....
muitas vezes somos, mesmo não tendo a intenção de ser!
gostei mt dos teus textos!