segunda-feira, 13 de julho de 2015

Tchau, Thiago!

É impressionante aonde vai o egoísmo do ser humano... Eu só queria tê-lo conhecido...
Reprodução Instagram Thiago Araújo (@seu_araujo)

Diante de todo sofrimento dos amigos pela morte repentina do rapaz Thiago Araújo, me volto a mim e sinto uma tristeza inundar. Um vazio estranho. Não pela perda. Até porque eu não o conhecia. O vazio é justamente o fato de não o ter conhecido. Vi que, além da terra em si, tivemos tanto em comum. De maneira alternada, vivemos alguns mesmos ambientes. Desfrutamos diversas mesmas companhias. Ainda tivemos a comunicação como profissão comum.

Como não o conheci? Acho que ele entrava pela sala enquanto eu saia pela cozinha. E vice versa.

Poxa! Por que eu não pude ter o prazer de conhecer essa pessoa? Me tocou profundamente o sofrimento e a comoção por essa perda. Para mim, infelizmente, um desconhecido. Para a imprensa paraense um repórter fotográfico memorável. Para MUITOS um amigo; um irmão; um filho; um pai; um companheiro; um parceiro; um colega de trabalho. Para a arte um palhaço; um músico; um ator; um dançarino. Para a fotografia um olhar singular. Para a vida, na melhor interpretação da palavra, um SER HUMANO.    
Reprodução Instagram Thiago Araújo @seu_araujo 
Senti a dor alheia. Mas mais ainda o vazio de perder alguém que a vida não me deu a oportunidade de conhecer. Alguém que poderia ter sido um grande amigo. Alguém que poderia ter me causado também toda a alegria que marcou a vida de tantos outros.

Li (e reli) muitas vezes as incansáveis declarações sobre o moço. Sobre a súbita ruptura de uma vida promissora. Sobre o ser humano incrível que jamais será esquecido. Sobre o trabalho brilhante que realizara. Sobre seu olhar único. Sobre o artista nato que ainda achava tempo em ser. Sobre as incontáveis risadas que provocava por onde passava. Sobre as inspirações que aguçava. Sobre o amor que distribuía. Sobre o bom humor que exalava. Sobre a generosidade que praticava.

Me entristece não ter podido desfrutar tudo isso. Não é que eu quisesse estar sofrendo a partida precoce de um amigo agora. Aqui mora meu egoísmo: Só queria ter tido a sorte de tê-lo conhecido.

Respeito muito a dor dos que ficaram. Perder um ente querido é ruim demais. Por isso me deixei subtrair por essa dor também. Mais que perder amigos, o que fica é o que ganhamos com eles. O que ganhamos da vida. O que ganhamos deles. E pelo que vi (li), muitas pessoas ganharam muito do Thiago.  
Reprodução Instagram Thiago Araújo @seu_araujo 
 Eu sei, é inevitável não questionar. Por que tão cedo? Por que os bons morrem tão jovens? Poxa! Um cara que tinha tanta coisa boa. Deixa tanta coisa boa.  

Tomara, Deus conforte logo os corações aflitos que aqui ficaram. E que a passagem desse moço tenha sido de toda a luz que ele deixou por aqui. 

Aos amigos, chegados, ou nem tanto, e até aos desconhecidos ele deixa sua voz; Seu olhar particular sob tudo o que viu e registrou. Ele continua a falar através da sua arte. Essa é eterna e tem força pra ecoar atravessando o tempo.

Esteja em paz, admirável desconhecido.
Quem sabe, um dia, nos conheçamos, tomando uma no já famoso boteco que alguns por aqui decretarem que abrirás por onde estejas.

Nenhum comentário: